terça-feira, 17 de março de 2009

Os Maiores Clichês dos RPGs - parte 2

Veja aqui a parte 1, ou não...


11 - Vamos começar do começo (Regra do Megaman)
Sempre quando há uma continuação de RPG que contém o mesmo personagem principal de antes, o personagem irá começar com habilidades de um iniciante. Tudo que ele aprendeu no jogo anterior será perdido, assim como suas ultra-poderosas armas e equipamentos.

12 - Pequeno pobre herói rico (Regra do Meis)
Além disso, não importa o quão legal, rico e poderoso o herói ou sua família seja antes do começo do jogo, assim que você começar a jogar ele será um pé-rapado e/ou destituído de sua herança.

13 - Quanto mais alto o cabelo, mais perto de Deus (Regra do Cloud)
Quanto mais esquisito o cabelo, mais importante será o personagem para o enredo.

14 - Princípio de Garrett
Não vamos brincar com as palavras: você é um ladrão. Você pode entrar na casa de praticamente qualquer pessoa como se a porta nem estivesse trancada. Você apenas entra e começa a procurar por coisas. Qualquer coisa que não esteja presa é sua para ficar com ela. Você quase sempre irá entrar na casa de perfeitos estranhos, roubar seu preciosos artefatos e conversar com eles como se fossem velhos vizinhos enquanto sai pela porta com a herança de família deles debaixo do braço. Infelizmente, isso nunca funciona em lojas.

15 - Ei, eu conheço você!
Você irá acumular pelo menos três destes personagens obrigatórios em seu grupo:

* A princesa com gênio difícil que recusa sua linhagem real e está apaixonada pelo herói;
* A graciosa maga, que não apenas é a principal usuária de mágica curativa em seu grupo como também a última sobrevivente de uma raça antiga;
* A guerreira durona que não está apaixonada pelo herói (note que essa é a única mulher do grupo que não é apaixonada pelo herói e assim será indicada como tendo uma cicatriz espetacular, um olho faltando, membros ciborgues ou alguma deformidade física – veja a regra O Bom, o Mau e o Feio para mais detalhes);
* O espadachim gótico bonitão que é atormentado por uma tragédia;
* O grandalhão forte que dá uma de durão, mas que bem no fundo tem um coração de ouro;
* O melhor amigo do herói, que é muito mais maneiro que o herói;
* O mau-humorado e egoísta mercenário, que durante o curso do jogo aprende o que é realmente se importar com outras pessoas;
* Um personagem que na verdade é um espião para o lado dos malvados, mas imediatamente passa para seu lado quando você descobre tudo, ou aquele que te trai em algum momento, e você acaba matando depois;
* O estranho personagem extra que precisa de um monte de ilógicos eventos paralelos para ter alguma utilidade em batalhas (com o resultado final de que nenhum jogador irá usá-lo se puder ser evitado);
* O irritante mascote fofo que é inútil em todas as batalhas;

16 - Ei, eu conheço você também!
Você também irá enfrentar/ser enfrentado por pelo menos três destes antagonistas obrigatórios:

* O incrivelmente bonito e incrivelmente malvado bonitão de cabelos longos que pode ser ou não ser o último chefe;
* O leal mão-direita, que vem em duas versões: adoravelmente incompetente ou irritantemente insistente;
* A atraente assistente do vilão, que é o soldado mais forte e competente do exército, mas sempre deixa seu grupo escapar porque, sim, está apaixonada pelo herói;
* Seu(sua) antigo(a) aliado(a) que supostamente “morreu” e foi esquecido(a), até muito mais tarde no jogo quando ele(a) volta ao lado do vilão e cheio(a) de amargura;
* O inimigo irritantemente cheio de honra que você nunca consegue matar porque, ao descobrir as verdadeiras intenções de seus superiores, se sacrifica nobremente ou entra para seu grupo;
* O palhaço ou bobo da corte insano que irá provar ser muito mais difícil de derrotar do que parece;
* O cientista louco que adora criar criaturas mutantes e armas poderosas porque, bem, porque é divertido (e também útil quando um grupo de aventureiros não-convidados aparece);
* A adorável criatura fofa ou garota de seis anos que luta com você, e inexplicavelmente, acaba com a sua raça toda de uma vez;

17 - Reclamações do Crono
Quanto menos o personagem principal falar, mais colocarão palavras em sua boca, e logo mais ele ficará em problemas muito embora não seja culpa dele.

18 - “Squall bobo, trazendo uma espada para um tiroteio...”
Não importa em qual tempo o jogo se passa – passado, presente ou futuro – o personagem principal e seu antagonista sempre irão usar uma espada como arma (assim sendo, você poderá identificar seu antagonista desde o começo do jogo apenas procurando pelo outro cara que usa uma espada). Essas espadas serão muito mais poderosas que qualquer arma e comumente capazes de ataques à longa distâncias.

19 - Apenas balance sua cabeça e sorria
E não importa o quanto grande seja aquela espada gigantesca, você não irá se destacar numa multidão. Ninguém nunca cruza a rua para evitar você ou parece estar especialmente chocado ou alarmado quando um grupo de pessoas pesadamente armadas entra em suas casas durante o jantar, rouba suas mais preciosas posses (veja o Princípio de Garrett) e exige saber se viram um homem de capa preta. As pessoas se acostumam com qualquer coisa, aparentemente.

20 - Corolário da Aeris
Assim como o personagem principal homem usa uma espada ou variante de uma espada, a personagem principal feminina sempre irá usar um bastão ou cetro de algum tipo.

2 comentários:

Pioux's disse...

sempre me revoltei com isso... pq as meninas tem q ficar com bastaozinho ou magias toscas? moh chato =p

Harima Guga disse...

É né? Sorte que ainda temos personagens como a Tifa do FFVII ou vááárias das personagens dos Tales (Farah do Eternia e Presea do Symphonia, por exemplo)...